Devemos olhar caso a caso quando fazemos o calculo da potência dos radiadores para uma casa ou divisão, porque vários parâmetros devem ser tomados em conta para calcular a potência térmica necessária para aquecer cada local.

Dependendo da sua situação geográfica deve tomar em conta um certo número de calorias ao metro cúbico do local que deseja aquecer, assim como estes cálculos têm em conta uma temperatura delta de 50°C, nos radiadores.


Começamos então por medir os metros quadrados do local para os multiplicar pela altura do local, afim de obter o resultado dos metros cúbicos do local que queremos aquecer.

Depois de ter totalidade dos metros cúbicos do seu local, vai multiplicar esse numero pelo coeficiente da sua localidade tendo em conta também o nível do isolamento existente no próprio edifício onde vai instalar o aquecimento, porque como é de conhecimento geral um mau isolamento numa casa faz com que aja perdas de calor e para estes casos temos que dar uma margem nas contas (o meu conselho nestes casos é que se trate primeiro de isolar bem o edifício e depois instale o aquecimento se houver muitas perdas de calor vai aumentar a fatura do combustível  ), a tabela seguinte vai ajudá-lo(a) a determinar o coeficiente conforme a sua situação geográfica .


Exemplo:
Temos uma casa não isolada em Lisboa com 10m x 10m x 2,5m de altura interior.
Lisboa situa-se em zona C mais ou menos ao centro, por isso vamos aplicar o coeficiente de 39.
10 x 10 x 2,5 = 250M cúbicos a aquecer.
250 x 39 = 9750
No nosso exemplo a nossa casa necessita 9750 Kcal para se manter a uma temperatura ambiente de 20°C
Estes cálculos devem ser modificados com os valores seguintes, conforme a sua situação.
Retire 20% nos apartamentos envolvidos no meio de vizinhos com aquecimento.
Retire de 5 à 10% nos quartos e peças bem ensolaradas.
Acrescente 10% nas salas de banho.
Acrescente de 5 à 15% nas peças com grandes áreas vidradas ou pecas orientadas ao norte.
Acrescente 10% em cada secção de 500m de altitude.
Quaisquer que seja o resultado final, nunca instalar uma potência mais baixa do que o resultado global, é também preferível que os radiadores sejam mais fortes que mais fracos, quanto maiores forem mais baixa será a temperatura de funcionamento.
Se os seus radiadores forem pequenos terá de aumentar a temperatura da caldeira o que provoca um negrão por cima dos radiadores.

Calcular a potência de cada peça

Deve repetir estes cálculos para cada peça de sua casa, de forma a repartir a emissão do calor de maneira mais uniforme possível. mais vale radiadores maiores, que mais pequenos.

Espero que tenha sido útil este post e se tiverem duvidas já sabem deixem nos comentários.



Ao visitar as publicidades do blogue está a ajuda-lo a manter-se activo, temos como missão preservar o meio ambiente e ajuda-lo a si e a todos os que necessitam das nossas dicas & esquemas, ajude-nos a continuar a nossa missão visitando as nossas publicidades (vá lá não custa nada) e siga-nos no Google+ no canto superior direito do blogue, para receber dicas e respostas personalizadas para as suas duvidas. Obrigado. 

J.M.Silva Energias renováveis temos  técnicos experientes competentes e certificados para , venda, instalação, montagem, manutenção, reparação, assistência, orçamentos grátis, estimativas de preços, estamos na zona de Coimbra ,Condeixa, Soure, Penela, Miranda do corvo, preferencialmente mas vamos até Figueira da Foz, Montemor-o-velho, V.N. Poiares Miranda do Corvo, Avelar, Pombal e Leiria, para: 
  • Caldeiras a lenha, pellets, biomassa, gás, gasóleo.
  • Aquecimento central de todas as marcas, em especial Baxi-roca.
  • Bombas de calor, de alta e baixa temperatura. 
  • Painéis solares térmicos planos e colectores de tubos de vácuo de circulação forçada e em termossifão.
  • Estores eléctricos de protecção contra sobre-aquecimento e contra intenderias .
  • Recuperadores de calor a ar e a água para aquecimento central.
  • Piso radiante.
  • Depósitos de água de uma, duas e três serpentinas.
  • Radiadores 
  • Instalações de redes de gás, electricidade e canalização .
  •  Reparações manutenções e assistência ao domicilio em electrodomésticos, esquentadores maquinas de lavar roupa e loiça, frigoríficos, arcas congeladoras, combinados, secadores de roupa, tv, lcd, plasmas, placas de electrónica,frio industrial, casaram de frio, balcões, vitrines, em restaurantes, cafés, talhos etc
Contacte-nos para mais informações através de :
Telm: 965260432
Email: jorge08061975@gmail.com
Email: j.m.silva.renovaveis@gmail.com
Cumprimentos
Jorge Silva







A carregar